Quando Caetano Veloso anunciou que a colocaria a canção "Coração Materno" de Vicente Celestino no álbum "Tropicália ou panis et circensis" a imprensa se movimentou.
Vicente, que tanto fez sucesso com sua voz de tenor na década de 1930 havia sido deixado de lado por parte da mídia e muitas vezes foi taxado como algo tosco, pastiche ou grosseiro.
Caetano trouxe potência e interpretação ao caso de matricídio relatado na música. Relembrar a importância estética de Vicente Celestino era sinônimo de radicalizar.
O cantor operístico topou participar do especial "Vida, Paixão e Banana do Tropicalismo" que seria gravado no dia 23 de agosto de 1968, há exatos 62 anos.
Vicente foi a São Paulo e ensaiou seu número ao lado de Caetano. Caetano Veloso chegaria com flores e o chamaria de "voz de ouro do Brasil". Ele cantaria "Mandem Flores do Basil".
Relatos contam que Vicente Celestino ficou muito emocionado durante o ensaio. A tarde, ele voltaria ao local para acompanhar o restante dos preparativos.
Em um dos números, Gilberto Gil seria Jesus Cristo e oferecia bananas ao público ao invés de pão. Dizem que Vicente Celestino protestou dizendo que havia gostado do retrato de um Jesus Cristo negro, mas não aceitaria que o pão sagrado fosse trocado por uma banana.
Transtornado, Vicente retornou ao hotel.
A noite, no horário da apresentação Vicente não apareceu. Boatos de que ele havia passado mal no hotel e morrido. Os presentes na gafieira Som de Cristal até acharam que o buchicho sobre a possível falecimento do cantor fazia parte de algum número bolado pelos anfitriões.
Vicente Celestino Foto: Reprodução
Suspeitas confirmadas. Na noite do dia 23 de agosto de 1968, Vicente Celestino infartou no quarto do hotel Normandie e morreu.
Os tropicalistas se reuniram e decidiram que o show tinha que continuar. Seria essa sem dúvidas a decisão de Vicente Celestino.
A gravação começou por volta de uma da manhã e talvez seja sem dúvidas um dos mais icônicos relatos dos presentes.
Problemas com a marca que patrocinou o show fez com que o mega espetáculo fosse ao ar com uma versão reduzida Rede Globo com o nome "Tropicália ou panis et circensis".
Anúncio do programa Foto: Reprodução (Caetano en detalle)
コメント